Provedor de Internet: As principais diferenças entre Painéis Setoriais e Antenas Omni

Tempo de leitura: 3 minutos

Na hora de configurar uma rede wireless em um provedor de internet muitos questionam qual será a melhor antena a ser utilizada, visto que o mercado conta com uma grande variedade das mesmas.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo as características, vantagens, desvantagens e principais diferenças entre as antenas omni e painéis setoriais.

Antenas Omni para provedor de internet

As antenas omnis, ou seja, omnidirecionais, são aquelas usadas em um Provedor de Internet e que irradiam sinal de duas formas: no sentido vertical e horizontal. Na vertical, o sinal é irradiado em um ângulo que varia entre 3 a 30 graus. Porém, o seu grande diferencial fica pelo ângulo oferecido em sentido horizontal, sendo este de 360 graus. Sendo assim, a principal vantagem das antenas omni é permitir que as conexões sejam estabelecidas em qualquer direção (graças ao seu sentido horizontal) com o uso de apenas uma antena.

Este é o caso, por exemplo, da instalação de um roteador de internet bem no meio da sala de estar – de modo que o sinal seja captado e enviado para os equipamentos que estão aos arredores e em qualquer direção da sala. Esse tipo de antena também costuma ser colocada em um local mais alto – para que melhor receba e distribua o sinal de internet/outro.
Sendo assim, se você mora em um sobrado, por exemplo, um roteador configurado com esse tipo de antena terá melhor sinal se for instalado nos cômodos de cima da casa.

Antenas/painéis setoriais para provedor de internet

Por outro lado, temos as antenas setoriais, que como o seu próprio nome já nos dá a entender são aquelas que concentram o sinal captado em um ângulo mais restrito, sendo este de 90 graus. Não à toa, a instalação deste tipo de antena é altamente recomendada para o canto dos cômodos, o que permite melhor aproveitamento do sinal para o ambiente como um todo.

Um bom diferencial das antenas setoriais é que apesar da concentração do sinal em um ângulo de 90 graus, a perna de sinal nas outras direções do cômodo/ambiente é praticamente mínima. As antenas setoriais podem ser divididas em antenas circulares ou antenas de painel, também conhecidas como painéis setoriais.

Os painéis setoriais são quadrados e contam com uma folha de metal na parte interna. O ângulo de cobertura dos painéis setoriais é mais aberto do que quando em comparação aos outros modelos de antenas setoriais, mas por outro lado, seu ganho é um pouco mais baixo.
As antenas circulares, por sua vez, contam com as mesmas características dos painéis setoriais, com o único diferencial de serem redondas.

Sobre o Tek Distribuidor

E agora que você já sabe quais são as diferenças entre os painéis setoriais e antenas Omni, além das vantagens e desvantagens de cada uma, o que ainda está esperando para montar o seu provedor de internet via rádio com a ajuda do TEK Distribuidor? O TEK Distribuidor é uma empresa que vende materiais e equipamentos de primeira linha para quem quer montar um provedor de internet via rádio.

 

Para conhecer mais sobre o TEK Distribuidor e os equipamentos/materiais oferecidos por ela, clique no botão abaixo e conheça nossos produtos⬇⬇

provedor de internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *