Link Dedicado e Internet Banda Larga: entenda a diferença

Tempo de leitura: 3 minutos

A internet banda larga já é uma realidade na vida dos brasileiros, que estão sempre em busca de uma navegação com mais qualidade e velocidade. O que pouca gente sabe é sobre o link dedicado, um serviço oferecido por operadoras de telefonia que possui uma velocidade ainda maior que os planos tradicionais de banda larga.
Outra diferença básica entre banda larga e link dedicado é a estabilidade. Os contratos de banda larga possuem uma flexibilidade de velocidade, que nunca chega a média acordada, já que o link dedicado, a velocidade enviada é a que foi estabelecida.

O que é link dedicado e sua diferença com banda larga

A maior reclamação dos usuários de banda larga é a velocidade muito aquém da que foi contratada, inclusive em horários de pico de uso e a noite. A situação piora quando a banda larga é compartilhada por vários usuários, em casa ou em empresas. Ela sofre oscilações, lentidão e quedas constantes, dificultando os downloads e os uploads.

Com o link dedicado, esse problema de velocidade não existe, já que o usuário conta com dois canais exclusivos, que não é dividido entre outros usuários e por isso a estabilidade de sinal é garantida. A segurança também é um diferencial relevante, já que o link dedicado possui um número específico de IPs. Dessa forma, a empresa pode montar servidores internos e criptografias para evitar qualquer tipo de invasão no sistema.

Na banda larga o IP é dinâmico, que vão se alocando a partir da entrada de novos usuários. O positivo desse tipo de IP é que ele se torna mais barato e eficiente para suprir as necessidades de uso imediato. Porém, peca na segurança e se torna alvo fácil de mal intencionados.

Vantagens e desvantagens

As oscilações de velocidade podem prejudicar muito a produtividade de uma empresa. Como hoje as atividades profissionais estão praticamente todas dependentes da web, ela não pode permitir que haja falhas na comunicação.

Para a internet funcionar, o provedor é utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo em busca de conexão. E como o caminho é compartilhado, quanto mais usuários menor a velocidade. No link dedicado a conexão é exclusiva, o que torna o caminho livre e muito mais ágil.

A maior parte dos problemas de conexão é originária pela disputa no caminho do provedor, gerando o congestionamento. O link dedicado não possui esse tipo de problema no caminho, o que permite a estabilidade tão desejada. Antes de fechar um contrato com a empresa que fornecerá a internet, é preciso saber computadores estarão conectados e a atividade exercida por eles, já que para arquivos pesados e que tenham imagens e vídeos é preciso muito mais velocidade. Em geral, há também a possibilidade de utilização de videoconferências,
backups em nuvens e downloads, o que exige uma velocidade maior.

No link dedicado, como não há competição no caminho até o provedor e a velocidade oferecida é de 100% em comparação à contratada, não é necessário fazer uma aquisição muito alta como a da banda larga. Apesar de tantas vantagens, o link dedicado exige uma manutenção mais aprofundada e complexa. A instalação também é mais complicada e os contratos são mais longos e caros que os da banda larga.

Tá pensando em investir em um Provedor de Internet? Visite nosso E-commerce e veja nossas ofertas ⬇⬇

provedor de internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *